Médico Infectologista
CRM/SP 138.594 – RQE 37.952
O Dr. Cesar Barros é natural da calorosa Cuiabá. Cursou Medicina na Universidade de Cuiabá, tendo em sua formação a forte marca de doenças tropicais endêmicas no Mato Grosso. Tão logo se formou deu início a sua especialização em infectologia em um dos principais hospitais do gênero no mundo: Instituto de Infectologia Emílio Ribas (São Paulo). Adquiriu, desse modo, extensa prática em atendimento de pacientes com HIV/AIDS, hepatites, tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis. Ademais, estando em um centro de referência nacional, acompanhava rotineiramente casos de leptospirose e meningites. Outras doenças tratadas pelo Dr. Cesar incluem malária, dengue, hanseníase, paracoccidioidomicose e bartonelose.
Desde os anos iniciais da faculdade despertava-lhe o interesse pelas condições socioeconômicas e ambientais de grupos sociais como fator preponderante no seu adoecimento. Assim, desenvolveu vários trabalhos durante sua carreira com reconhecimento da classe médica. Cita-se os premiados projetos “Descrição das emergências em pacientes idosos assistidos na unidade de emergência do HPSMC” e “Perfil epidemiológico dos tabagistas da área de abrangência da unidade básica de saúde Novo Mato Grosso em Cuiabá-MT”. Este último conquistou o 2º lugar dentre os mais de 100 trabalhos apresentados no 6º Congresso de Pneumologia e Tisiologia do Centro-Oeste. Atualmente sua principal linha de pesquisa aborda aspectos de saúde pública e biossegurança aplicados a bioterrorismo. Propôs o primeiro plano de contingência para hospital público no Brasil de biossegurança e bioterrorismo para a Copa FIFA ® 2014 e as Olimpíadas 2016. Pelo pioneirismo, o projeto ficou entre os 3 primeiros na categoria medicina tropical do 5o Prêmio Inovação Medical Services – Novos caminhos em Saúde Pública.
O interesse pelas doenças tropicais trouxe-lhe a oportunidade de integrar em Janeiro de 2011 o “IV Curso de Campo Colaborativo em Saúde Pública Harvard/Brasil”. Dr. Barros esteve entre os 15 pesquisadores brasileiros selecionados para participar junto com pesquisadores de Harvard na formulação de propostas para combater doenças como esquistossomose, leishmaniose, dengue, leptospirose e AIDS. Em novembro do mesmo ano foi agraciado pela Associação Panamericana de Infectologia com a única bolsa de estudos da América Latina para o curso Gorgas. Com esta pós-graduação latu senso obteve em março de 2012, Diploma em Medicina Tropical e Higiene pela Universidade do Alabama (EUA) e Universidade Cayetano Heredia (Peru). Em novembro de 2012 recebeu o título de especialista em Medicina Tropical e Saúde do Viajante (CTropMed®) após rigorosa prova da ASTM&H (Associação Americana de Medicina Tropical e Higiene – EUA).
Foi aprovado em diversos concursos públicos para infectologista:
Atualmente Dr. Cesar é médico infectologista e diretor executivo da Lægen Vitalitet, empresa de consultoria e assistência médica.
Assunto: Zika
Assunto: Contaminação de alimentos
Assunto: Verminoses
Assunto: Higienização de ambientes público
Assunto: Bioterrorismo
© Todos os Direitos Reservados – 2023. Clínica Lægen Vitalitet